Perguntas frequentes

A partir de qual idade uma criança paga passagem?

A partir dos seis anos. Crianças de até cinco anos de idade não pagam, desde que não ocupe poltrona.

Como devo proceder para o transporte de animais?

O transporte de animal vivo, doméstico ou silvestre, será permito desde que atendas as seguintes exigências:

  • Não poderá ser transportado animal que por sua espécie, tamanho, ferocidade, peçonha, ou saúde, comprometa o conforto e a segurança do veículo, de seus ocupantes ou de terceiros;
  • O proprietário do animal deve consultar previamente a empresa Transnorte sobre a viabilidade do transporte, antes da aquisição do bilhete;
  • Obrigatória a compra de uma passagem para o animal, na poltrona ao lado do passageiro;
  • O proprietário do animal deve apresentar a GTA – Guia de Trânsito Animal, fornecida por um médico veterinário credenciado pelo Serviço de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura;
  • Todas as vacinas do animal devem estar em dia;
  • O animal deve estar acondicionado em recipiente apropriado para transporte, isento de dejetos, água e alimentos e que garanta a segurança, a higiene e o conforto destes e dos passageiros;
  • O animal de pequeno deve ser de médio porte e deve possuir o peso máximo de até 10 Kg;
  • Deve está acomodado em um contêiner com limite de 44x36x27x ( C x L x A);
  • Somente 01 (um) animal por contêiner;
  • Serão aceitos até 02 contêineres por viagem, sendo apenas 01 por passageiro – não deixe de consultar o disponibilidade previamente;
  • O animal deverá , obrigatoriamente , estar sedado ao embarcar e assim permanecer durante toda a viagem;
  • O proprietário do animal deve estar ciente que poderá ser convidado a se retirar do veículo caso seja notificado, por mais de uma vez, quanto ao comportamento excessivo do animal transportado.
  • Caso especial cão-guia: devem estar acompanhado do deficiente visual, não possuem limite de peso , desobriga acondicionamento em contêiner e a cobrança de passagem, deve apresentar registro de escola de cão-guia e
    atestado de sanidade. O limite de quantidade por veiculo não se aplica a cão-guia.

A empresa faz reserva de passagens?

Não, no momento está opção não está disponível. O cliente poderá adquirir sua passagem com antecedência ou através de nosso site.

Idosos maiores de 65 anos e Pessoas com Deficiência têm direito ao transporte intermunicipal gratuito (linhas estatuais)?

Sim, a Lei n° 21.121/14 garante aos idosos maiores de 65 anos e pessoas com deficiência, ambos com renda individual inferior a 2 salários mínimos, o direito de viajar de graça para qualquer município mineiro com a Carteira SINDPASSE. Importante ressaltar que a gratuidade também é condicionada a reserva com 12 horas de antecedência, limitando a dois assentos por viagem.

E quanto a gratuidade para idosos nas linhas interestaduais?

Também é oferecida gratuidade de acordo com o Art. 40 da Lei 10.741/03, onde as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos, têm direito ao benefício do desconto de 100% (condição limitada e duas poltronas por veículo) que devem ser solicitadas com no mínimo de 3h de antecedência em relação ao horário da viagem. As demais poltronas com desconto de 50% podem ser adquiridas com qualquer antecedência. O idoso deve apresentar no ato da solicitação, documento de identificação oficial e comprovante de renda. O idoso atendido com 50% de desconto, deverá arcar com os custos das taxas de embarque e pedágio.

Existe venda por telefone?

Não, está opção foi desativada no dia 14/10/17. Compre sua passagem na página inicial deste site.

A empresa faz entrega de passagem em casa?

Não, no momento está opção não está disponível.

Qual é o peso máximo para o transporte de bagagens?

O peso máximo da bagagem é de 25kg, com volume máximo de 1 metro cubico, transportado no bagageiro. No caso do porta embrulhos o valor é de 5kg. Excedida a franquia será obrado o valor de 0,5% do preço da passagem pelo transporte de cada quilograma de excesso.

As passagens podem ser trocadas?

Sim, mas o cliente deve comparecer a bilheteria com três horas de antecedência antes da viagem para efetuar a troca.

Se eu perder o horário do ônibus, posso devolver a passagem?

Não, a passagem poderá ser remarcada por até um ano após a data de emissão do bilhete, de acordo com a Lei 11.975/09.

A partir de qual idade uma criança pode viajar sozinha?

Crianças até 12 anos precisam viajar acompanhadas dos pais, em caso de outros responsáveis é necessário autorização judicial.

A partir de 2019, a lei 13.812/19 alterou a lei 8.069/90 e de acordo com o art. 83, nenhuma criança ou adolescente menor de 16 anos poderá viajar para fora da cidade onde reside, desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial.

Qual o documento tenho que ter para viajar com o meu filho?

Certidão de nascimento original da criança e identidade dos pais. Se não for parente, tem de ter autorização de viagem emitida pelo juizado da infância. A rodoviária de Belo Horizonte possui um.

Esse se eu perder o bilhete?

No caso da perda do bilhete o passageiro também perderá o direito à viagem ou a qualquer ressarcimento financeiro. Conforme regulamentação vigente, o embarque de passageiros sem o bilhete de passagem é infração grave, sujeito a multa.